Realidade Aumentada para Manutenção na Indústria 4.0

Como a Realidade Aumentada na Manutenção pode ajudar o chão de fábrica e a manutenção? Trabalhadores de campo ou técnicos que executam tarefas técnicas rotineiras podem ter suporte através da RA para executar suas tarefas de modo mais rápido, eficiente e assertivo.

Quando um trabalhador está totalmente focado em sua tarefa e suas mãos estão ocupadas e sujas com o ambiente de trabalho, ele ficará feliz em fazer login em um dispositivo móvel? Obviamente não! Mas com certeza ele estaria disposto a usar um óculos de RA. Este dispositivo permite fácil acesso às informações sobre o ambiente onde ele está, apertando somente um botão.

Essa é a vantagem da realidade aumentada! É uma grande idéia que pode ser implementada de forma simples.

Veja um exemplo de Realidade Aumentada na Manutenção

Um técnico está trabalhando em uma ordem de serviço para reparar um equipamento que faz parte de um sistema complexo. Durante a realização da manutenção ele identifica peças que precisam ser substituídas. As peças necessárias não faziam parte do pedido de material inicial para a ordem de serviço. Os técnicos são focados em resolver problemas e não em encontrar peças em almoxarifados. O técnico precisaria ir ao seu sistema e com base no código da peça (se ele se lembrar…) encontrar e solicitar o item.

Ele poderia acionar um estagiário e para encontrar as peças e verificar a sua disponibilidade, o que é demorado. Porém o técnico poderia com alguns cliques no óculos de Realidade Aumentada ver a imagem da peça sobre a operação que ele realiza. Bastando apontar o óculos para a região de trabalho. O sistema mostra-lhe as peças que estão disponíveis no almoxarifado. Também é possível consultar um passo à passo de como executar a operação de troca do item, conforme as instruções de trabalho que ele foi treinado.

Entre em contato como nossos engenheiros para solicitar uma breve apresentação de nossas soluções.