Simuladores de Processos Complexos

A utilização de simuladores é um meio eficiente para avaliar e treinar as habilidades dos usuários, para determinado objetivo definido. Outra utilização que surge com a qualidade do ambiente virtual do simulador é possibilidade de passar experiências sensoriais. Esta vivência do usuário pode ser utilizada de modos diferentes no Marketing de Produtos e Branding.

A simulação pode ser feita com jogos (serious games) desenvolvidos em softwares com propósito didático, hardware e software desenvolvidos para uma interação específica com usuário e ambientes virtuais desenhados para a capacitação de habilidades complexas, ou para a vivência de experiências pré determinadas.

Simuladores e Realidade Virtual VR na Prática

A VRmat desenvolve diferentes tipos de simuladores, conforme o objetivo desejado de cada cliente. A empresa já tem mais de 10 anos de experiência no mercado de simuladores, sendo uma das pioneiras nestes desenvolvimentos.

Alguns de nossos desenvolvimentos

  • Serious Game Empresa de Cartão de Crédito (Cliente: Instituição Financeira, Líder do Setor)

aula_unicard game cartaoFoi desenvolvido um Serious Game para entender a operação do Cartão de Crédito como um todo. Em ambiente desenvolvido em software os participantes competem entre si em grupos. Os participantes fazem o planejamento estratégico da empresa de Cartão de Crédito, tomam decisões, monitoram e gerenciam riscos inerentes à operação. O objetivo é trazer o máximo de lucro, com o maior crescimento e excelente atendimento ao cliente. Esta simulação foi utilizada por diversos anos para Trainees e novos funcionários sendo considerado o melhor programa de treinamento.

  • Simulador de Microscopia Ótica – Metalografia (Cliente: Empresa de Treinamento, Líder no Setor de Microscopia)

Para o treinamento à distância de alunos em Microscopia Ótica – Metalografia. Foi desenvolvido um simulador de microscopia na Web para exemplificar ao aluno os modos de análise e regulagem do equipamento. Conheça (aqui).

Simuladores de Processos Industriais

  • Simulador de Pintura (Cliente: Indústria Multinacional de Máquinas, Líder do Setor)

Simuladores - Simualdor de Pintura PiViObjetivo: avaliar as habilidades manuais e a regulagem dos equipamentos sobre a qualidade da pintura.  Para isto foi criado um simulador de pintura 3D com diferentes métricas de processo. Com o simulador o usuário é capaz de verificar a influência da habilidade do Pintor na qualidade final da pintura. Veja mais (aqui).

  • Simulador de Shot Peening (Cliente: Indústria Multinacional de Insumos para Peening, Líder do Setor)

Simuladores - Simulador de Peening

Objetivo: Demonstrar o efeito da aplicação do produto do cliente sobre a qualidade superficial dos itens do usuário final. Desenvolveu-se um simulador de peening 3D. O simulador avalia variáveis de processo, variáveis do meio de shot peening, material tratado e a habilidade do operador da aplicação. Veja mais (aqui).

  • Simulador de Soldagem (Produto desenvolvido para o mercado. Atualmente, em uso nas escolas brasileiras de referência em soldagem)

SolVi - Soldagem e VisualizaçãoO simulador de soldagem é um projeto que iniciou na incubadora da USP em 2007. Esté um projeto com pelo menos 10 anos de experiência e aprimoramentos. Hoje existem duas versões: Simulador 2,5D (veja aqui) e Simulador Virtual com Máscara de Imersão 3D (veja aqui).