Realidade Virtual para seu Treinamento de Processos

O treinamento em processos com realidade virtual pode se tornar muito mais eficiente e eficaz.

“Os treinamentos operacionais tradicionais estão com os dias contados.”, veja o que o estudo diz.

As simulações em VR permitem uma retenção grande do conteúdo após o treinamento. Por exemplo, quem experimentou a tortura do treinamento de segurança, com exercícios e vídeos sabe que este método tradicional para educar funcionários sobre riscos do trabalho é menos eficaz. Mas e se você pudesse entrar em diferentes cenários e ambientes que demonstram os riscos e permitem que você os vivencie de forma segura? Parece-me que o engajamento do treinando aumentaria e, juntamente com ele, o sucesso de levar o conhecimento com ele.

Treinamento em Processos na era da Realidade Virtual

Os treinamentos em realidade virtual também são capazes de treinar a habilidade do colaborador. Isto já é bem comprovado pelos simuladores da indústria aeronáutica… Isto é uma grande diferença dos treinamentos tradicionais, com nenhuma interação. Os treinamentos em VR tem grande interação com o aluno. Esta interação começa com a imersão em um ambiente virtual criado para o treinamento. Trata-se de uma experiência inesquecível para o aluno, pois também é um serious game. Ele irá se lembrar do local simulado e das aulas que executou no local. Os simuladores serão ainda por um bom tempo um chamariz de alunos para treinar determinada técnica.

Os mesmos simuladores que servem para treinar, também podem ser utilizados para seleção. Colaboradores pode ser selecionados para a tarefa específica simulada em VR. Por exemplo, uma empresa que qualifica seus colaboradores da área de soldagem com simulador de soldagem pode utilizar na seleção de novos colaboradores o mesmo simulador e comparar a habilidade do candidato com todos os soldadores existentes na empresa que já passaram pelo simulador.

Conheça nossas soluções nesta área. Entre em contato aqui.